Estratégia FODA para gastar merreca e obter bastante resultado!
Essa estratégia consiste em 3 etapas:
1° EXPLORAÇÃO
2° LAPIDAÇÃO
3° ESCALA
ESTRUTURA DE ANÚNCIOS:
Para essa estratégia você vai precisar fazer um conjunto para cada anúncio, usando no inicio público aberto, e orçamento a nível de conjunto.
_”há mas meu guru favorito fala que é burrice usar só um anuncio por conjunto…”
Tá bom poha, então vai fazer anúncio do jeito que o seu guru tá falando, carai.
EXPLORAÇÃO
A primeira coisa que vocês vão fazer é fazer os criativos, para essa estratégia funcionar você deve ter pelo menos 8 criativos, e esse criativos devem seguir a seguinte lógica:
Todos tem que ser diferente um do outro, em tudo; Imagem de fundo, texto do criativo e etc. (lembrando que para melhores conversões sempre usem vídeos. SEMPRE!) vou dar um exemplo do que eu estou falando com criativos em imagem no nicho de emagrecimento:
Não vem com essa de _”haa, mas o facebook não vai aceitar esses criativos”. Foca na estratégia. Questões como aprovação, contingência não é nesse post. (futuramente eu faço um sobre esses assuntos.) Sem tirar que o que estou ensinando é para qualquer nicho, seja você operando Black, ou White Marketing.
Nessa imagem
você consegue ver três criativos para o nicho de emagrecimento, porém cada uma é diferente uma da outra. No ad 1 eu usei o vilão sendo uma bactéria, no ad 2 usei a dieta como vilão, enquanto no ad 3, eu usei apenas a curiosidade de um chá misterioso (estou dando o exemplo com 3 criativos para facilitar. mas usem no mínimo 8.) Tem outras questões nas quais você pode se atentar, como o antes e depois do ad 3, a comida no ad 2… Acho que você entenderam a lógica. Lembre-se de seguir essa lógica com descrição também, nunca copie e cole uma só, 8 anúncios = 8 copys diferentes.
_”Há, mas vai ser muito difícil elaborar e criar 8 anúncios totalmente diferentes um do outro”
ok, então gaste mais dinheiro e tenha um ROI menor. Já disse NO PAIN, NO GAIN.
No processo de explorar você vai precisar fazer a seguinte partição de verba: Sempre separar 20% para testar e validar seus anúncios. Se você tem 1k, você vai separar 100 para fazer a exploração.
Esse processo de exploração leva o total de 4 dias de anúncios ativos. Após passar os 4 dias, ai você pode passar para a próxima etapa.
LAPIDAÇÃO:
A parte da lapidação é muito simples, você vai apenas precisar literalmente lapidar o que funcionar. Se você fez tudo certo, nesses 4 dias, provavelmente saiu pelo menos uma venda, ou no mínimo uma ic (inicialização de compra), e é com essas métricas que vamos trabalhar. (tem outra métricas mas esse post tá ficando enorme, e com essas duas já dá para trabalhar.)
Depois desses quatro dias, você vai olhar quais desses conjunto (consecutivamente anúncios também) se performou melhor, isso significa; Qual saiu venda, qual teve ic, quantidade de ic e etc. Geralmente sempre tem uns 3 anúncios que se sai bem (se tu for ruim de fazer ads), então o que vc vai fazer é parar todo o restante e deixar somente esses 3 ads ativos. Mas no caso do meu exemplo, eu vou dizer que só o ad 2 performou.
Após pausar os ads ruins, e deixar os bons, voce vai abrir seu paint, e vai fazer o processe de lapidação. Nesse momento você vai ir totalmente contra a filosofia da etapa de exploração. Isso significa que você vai fazer anúncios iguais ao ad que se saiu bem, no meu caso o ad 2! Relexa que vou explicar.
Não é exatamente igual, mas é extremamente parecido mudando poucas cosias, como texto, imagem e cores. Porém o modelo sendo o mesmo. Segue o exemplo.
Modelo do ad vencedor é:
Então as únicas coisas que eu vou mudar, são textos, imagens e cores. Fazendo variantes do mesmo anúncio. Ficando assim:
Consegue perceber que todos parecem o mesmo, porém cada um tem sua peculiaridade?
Agora basta subir esses novos anúncios, usando exatamente a mesma segmentação que anteriormente e coloca mais 10% da verba para rodar por mais 4 dias.
Após esses 4 dias você vai usar o pixel da sua oferta para te dizer o seu público e a partir disso você vai começar a segmentar o público de acordo com seu pixel.